Conheci Johannes Maierhofer há 20 anos quando ele ainda era um executivo típico, desses que passa a vida correndo para atender seus vários clientes. Muito inteligente, bem sucedido, Johannes fazia planejamento e consultoria para empresas como BMW, Deutsch Bank, Siemens, ALSTOM, entre dezenas de outras grandes empresas e multinacionais.

Solteiro na época, pode-se dizer que meu amigo tinha dinheiro suficiente para viver muito mais que confortavelmente e disfrutava de todas as benesses que o dinheiro traz: carros sofisticados, roupas de grife, bons restaurantes, etc.

Mas como toda pessoa inteligente, Johannes era inquieto e atento a tudo. Então, um belo dia, encontro-o em Zurique e ele me conta que havia largado sua vida de executivo bem sucedido para se lançar em outra área.

Estupefacta e curiosa, eu quis saber qual! A resposta veio como uma bomba: Feng Shui.

Eu não acreditei... Como é que meu amigo tão inteligente, racional, bem sucedido, agora se lançaria no Universo esotérico?? Que coisa mais esquisita!

Eu não costumo ser muito preconceituosa, mas confesso que misticismo e esoterismo não faziam parte das principais características dos meus amigos, muito menos, de um amigo que era um executivo alemão!

O mais perto que eu havia chegado do Feng Shui era numa revista Claudia ou similar, que eu havia lido num salão de cabelereiros. E não me fazia o menor sentido!! Coloque uma almofada vermelha aqui, coloque uma fonte de água acolá... Enfim, no sense total!!

Mas quando Johannes abriu a boca, fiquei intrigada.

A descoberta do Feng Shui se deu para ele através da ORGATEC,uma feira que acontece cada dois anos em Colônia ( Alemanha) focada em soluções para o ambiente de trabalho. A empresa de Johannes também lidava com a otimização de espaços para os seus clientes e a presença dele nessa feira era certa. E foi exatamente nesse local que ele assistiu pela primeira vez a palestra de um Mestre em Feng Shui. Meu amigo se interessou pelo assunto imeditamente e decidiu se informar melhor. Daí para largar a vida de executivo foi um pulo!

Johannes, com dinheiro suficiente para parar de trabalhar durante alguns anos, foi para a Malásia estudar na YCH Academy Malaysia (Grandmaster Yap Cheng Hai); continuou seus estudos na Mastery Academy (Master Joey Yap); não satisfeito foi para a Earth Luck International Inc. (Grandmaster Angel de Para); para finalmente ser reconhecido como Master of Feng Shui in the lineage of Grandmaster Angel de Para.

E eu? Sem entender o que isso significava, continuei chocada com a virada radical na vida do meu amigo... Mas quando ele começou a falar sobre energia do ponto de vista da física, e reação e transformação do ponto de vista da química, fiquei embasbacada com a quantidade de conhecimento que estava ali ao seu dispor... E finalmente fazia sentido para mim!  Além do mais, ele havia desenvolvido um programa que possibilitava que ele cruzasse as mais variadas formas de energia presentes naquele momento, naqueles objetos, naquele ponto geográfico, era complicadíssimo. E ele, inteligente como é, não largaria tudo se a coisa não fosse mesmo séria. Mas será que funcionava mesmo?

Naquela época eu e meu marido estávamos construindo uma casa e ele resolveu nos dar de presente o “mapa de energia da casa”. Tivemos que passar para ele uma série de informações, fotografias geoespaciais, planta de cada cômodo, como eu pretendia dispor os móveis e objetos, e finalmente quem e como ocuparia cada espaço.

Claro que não me recusei ao trabalho, afinal sou curiosa, mas recebi aquilo com uma certa dúvida... Era meu amigo, era super inteligente, mas será? E valia a pena fazer aquilo?

Bem, o resultado parecia mesmo bruxaria! Absolutamente tudo o que ele diagnosticava se concretizava... Não havia como negar. Das coisas bobas às coisas mais sérias, elas aconteciam exatamente como as energias se apresentavam em seus estudos. Impossível não acreditar. Esoterismo? Não. Parece, mas não é. E por incrível que pareça, é lógica pura.

Para uma cética como eu, foi surpreendente. Um mundo se abriu e pude perceber que mais uma vez eu era uma completa ignorante.

Hoje esse é o novo trabalho dele. Empresários, empresas, executivos e pessoas comuns recorrem aos seus estudos para entender melhor como está vivendo o momento. A maioria das empresas e dos grandes executivos prefere não ser identificados, dado a confusão que isso se dá entre o misticismo e a lógica.

Quanto a mim, eu me rendi aos fatos. É claro que não posso, a cada passo, andar com meu amigo a tiracolo, examinando cada energia que cruza o meu caminho.

Mas se há ferramentas para identificarmos uma frequência de energia adequada ao nosso espaço/tempo, por que não?

Por isso, quando a coisa é séria mesmo, não titubeio e grito: Johannes!! Dá uma olhada aí para mim!!?? O que ele faz prontamente. Atualmente eu nem discuto o que ouço, simplesmente obedeço e digo “Amém”!!


Nota final: Maria Lucia, muito obrigado!

Johannes